quinta-feira, 23 de outubro de 2008

NOVA VERSSÃO DO SP2


O projeto de uma versão moderna do esportivo SP-2, carro produzido pela Volkswagen no início dos anos 70, começa a chamar a atenção dos especialistas em design automotivo. Produzido pelo designer brasileiro Marcelo Rosa, esta releitura do SP-2 feita em computação gráfica ganhou destaque no site americano Serious Wheels, eFormado pela Universidade Federal do Paraná e Pós Graduado em Design

Foto: Divulgação Dianteira do SP-2 virtual (Foto: Divulgação)Automobilístico pela FUMEC (MG), Rosa desenvolveu o projeto do SP-2 inspirado na onda de "releitura" de modelos antigos, como o Ford Mustang, o Chevrolet Camaro e o Dodge Challenger. "O SP-2 foi o primeiro carro totalmente desenvolvido no Brasil e exportado para vários outros países", disse Rosa.

specializado em projetos de automóveis

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

FORD EDGE


Importado do Canadá, o crossover Ford Edge chega ao mercado brasileiro em dezembro custando a partir de R$ 149 mil, aumentando a oferta do segmento. O veículo ainda será oferecido em uma versão com teto solar panorâmico, o que eleva o preço para R$ 158.530. O valor é salgado se comparado ao do Chevrolet Captiva, que tem a vantagem da isenção do imposto de importação, por vir do México.

Dividindo a plataforma com o sedã Fusion, as duas versões do Edge contam com motor Duratec V6 3.5 litros, que rende 269 cv e 34,6 kgfm de torque. A transmissão automática seqüencial tem seis marchas. A lista de equipamentos inclui airbags frontais e laterais tipo cortina, controle eletrônico de tração e estabilidade e sistema de auxílio de rolagem de carroceria. Além disso, o Edge traz sistema de navegação por satélite com tela touch-screen no centro do painel e jukebox para armazenamento de músicas.

terça-feira, 7 de outubro de 2008

AUDI A4


O A4 TDI Concept e é uma das atrações da Audi no Salão de Paris. Mas, olhando para as linhas desse carro-conceito, você não encontrará nada muito diferente do recém-reestilizado A4. Sua grande novidade está na eficiência de seu motor.

O modelo utiliza a plataforma do A4, combinada com um motor turbodiesel de dois litros e quatro cilindros, equipado com injeção direta, derivado do propulsor que equipa o Volkswagen Jetta TDI.

Segundo a Audi, que apresenta o modelo como um conceito muito próximo de chegar à linha de produção, ele é capaz de rodar 25,64 quilômetros com um litro de diesel, com emissões de apenas 105 gramas por quilômetro.

Para alcançar essa eficiência, a Audi lançou mão de vários recursos, como novas molas nas válvulas de admissão, novos sistema de gerenciamento de temperatura, bomba de óleo e do compressor automático do ar-condicionado. Para redução do peso do veículo, o câmbio foi produzido com peças de magnésio.

Outros componentes fundamentais para manter o apetite moderado do modelo são o sistema de recuperação de energia das frenagens, que acumula a energia das frenagens em uma bateria, e o sistema start-stop, que desliga o motor quando o veículo está parado, em um semáforo, por exemplo.

Além disso, os pneus 225/45 R17 são especiais, menos resistentes à rodagem, pequenas melhorias aerodinâmicas foram implementadas na carroceria. A caixa hidráulica de direção foi substituído por um sistema elétrico, assim como o sistema de acionamento dos freios traseiros.

O motorista ainda conta com a ajuda eletrônica para economizar combustível na forma de pilotar. O computador de bordo do modelo ainda traz um programa dá dicas de como o motorista pode dirigir de forma mais econômica, enquanto o sistema de navegação pode calcular qual é a rota mais eficiente ao seu destino.

Apesar do apetite moderado, o modelo é capaz de acelerar até os 100 km/h, partindo da imobilidade, em 10,7 segundos, com velocidade máxima de 206 km/h.