quarta-feira, 28 de maio de 2014

FORD FOCUS SEDAN

Se existe um carro que mais bem representa o plano One Ford, de padronização da oferta mundial de modelos, esse é o Focus, veículo que é vendido em todos os países onde a marca americana está presente. Na atual versão, a primeira desenvolvida dentro da estratégia global, o Focus se firmou como o automóvel mais vendido da marca, com mais de 1 milhão unidades comercializadas no planeta, no ano passado. E, segundo um levantamento da consultoria Roland Berger, no primeiro semestre deste ano, o Focus respondeu por cerca de 19% das vendas totais da Ford do mundo. O novo Focus chega às concessionárias brasileiras nas versões sedã e hatch. As duas estarão no fim do mês nas lojas, mas no lançamento antecipado para a imprensa a Ford disponibilizou apenas o sedã - o hatch ficou reservado para a próxima edição. A Ford quer reforçar a imagem do sedã, que nas gerações anteriores teve presença discreta em nosso mercado, enquanto o hatch sempre se deu bem no seu segmento. Oferecido em três versões de acabamento (S, SE e Titanium, da mais simples para a mais sofisticada) e equipado sempre com motor 2.0 e câmbio automatizado (com dupla embreagem) de seis marchas, o Focus Sedan tem preços que vão de 69 990 reais na versão S básica a 89 990 reais na Titanium completa (mostrada aqui). A versão intermediária, que deverá ser a mais procurada de acordo com a estimativa da fábrica, custa entre 74 990 reais (básica) e 77 990 reais (completa). De acordo com a Ford, o nosso Focus, que é produzido na Ford da Argentina, é idêntico aos comercializados em outros mercados do mundo, incluindo a utilização de materiais avançados como aços de alta resistência na proporção que ultrapassa 50% o peso do carro. Para isso, alguns componentes da estrutura montados no país vizinho são importados da Alemanha, de acordo com a empresa. Pelo jeito, o Focus se tornou global não só na forma, mas também no conteúdo.

VW AMAROK POWER CONCEPT

As primeiras imagens do Volkswagen Amarok Power concept chegaram à Internet nesta terça-feira (27). O modelo deverá ser apresentado ao público durante o Wörthersee, tradicional evento austríaco de modelos modificados, que terá início amanhã. A picape recebeu alterações em sua carroceria, com kit aerodinâmico que potencializa o visual agressivo do modelo, além de grandes rodas de liga-leve. Os faróis são de LED e, na traseira, podem ser vistas as duas ponteiras de escapamento. Por dentro, é possível identificar os bancos revestidos em couro Alcantara de dois tons e acabamento na cor laranja. Também são vistos o volante esportivo e os detalhes que remetem à fibra de carbono. Ainda não há informações oficiais sobre a motorização do modelo.

terça-feira, 27 de maio de 2014

RANGER SPORT

A Ranger Sport não é uma novidade no portfólio da Ford. Afinal, sua antecessora já tinha esta versão. Mas se a picape mudou bastante de uma geração para a outra, pelo menos mercadologicamente ela tem a mesma intenção: atrair consumidores de picapes pequenas. É verdade que os R$ 67.990 pedidos não a torna acessível como Fiat Strada ou Volkswagen Saveiro. O objetivo da nova versão da Ranger é seduzir quem precisa de mais espaço, principalmente para as bagagens, e já tem condições de comprar uma picape maior. O problema é que, por este valor, a Ranger Sport supera o preço pedido pela versão de entrada da arquirrival Chevrolet S10, oferecida por R$ 65.890. A picape dá o troco com o motor 2.5 Duratec Flex, que rende 173 cv - ou 32 cv a mais que a S10. O torque máximo chega a 24,8 mkgf a 4.250 rpm, quando abastecido com gasolina. E é preciso bastante força para dar conta de levar duas pessoas e até 1.455 quilos de carga na caçamba. A lista de itens de série inclui ar-condicionado, direção hidráulica, computador de bordo, volante multifuncional com comandos de som, piloto automático, faróis de neblina, rodas de liga leve aro 17, retrovisores elétricos e sistema de som com rádio, CD Player, entradas USB e para iPod, Bluetooth e tela de LCD de 4,2 polegadas. Por fora, ela se diferencia do restante da linha pelo aplique plástico no para-choque frontal, adesivos laterais e santantonio tubular na parte de trás. A nova versão da Ranger será oferecida somente com câmbio manual de cinco marchas e na carroceria de cabine simples.

COLBATI 2015

Ainda não será desta vez que o Cobalt ganhará novo visual. A Chevrolet anunciou nesta terça-feira, 27 de maio, o lançamento da linha 2015 do sedã, que traz apenas mais equipamentos de série e acessórios. O carro agora traz abertura interna da tampa do porta-malas e travamento elétrico da tampa do bocal do tanque de combustível. Na gama de acessórios, o Cobalt ganhou opção de revestimento em couro, módulo de retrovisores tilt-down (que faz as lentes dos espelhos se voltarem para baixo ao engatar a marcha a ré), câmera de ré e módulo de TV digital compatíveis com o sistema multimídia MyLink, oferecido de fábrica na versão LTZ. A lista de itens de série inclui ar-condicionado, direção hidráulica, airbag duplo frontal, freios ABS com distribuição de frenagem (EBD), chave do tipo canivete e travas elétricas. Nenhuma mudança foi realizada nas motorizações 1.4 (de até 102 cv e torque máximo de 13 mkgf) e 1.8 (que rende 108 cv e torque de 17,1 mkgf com etanol), este segundo com oferta de transmissão automática de seis marchas como opcional.