quinta-feira, 19 de julho de 2018

Longa Duração: Toyota Prius usa motor elétrico a seu favor na serra

Por definição, carros híbridos são concebidos para entregar seu máximo potencial de economia na cidade, onde o anda e para do trânsito pesado faz com que o carro rode prioritariamente no modo elétrico. No trecho plano, a boa aerodinâmica permite rodar a cerca de 120 km/h apenas com motor elétrico. Basta ser comedido com o pedal do acelerador. A suspensão filtra muito bem as ondulações do asfalto, mas em trechos sinuosos, como a serra de Petrópolis, o peso do conjunto de baterias instalado sob o assoalho se traduz em uma impressão ao volante fora do convencional. Os pneus, muito estreitos, cantam com facilidade, mas não há desequilíbrio em um nível que assuste. Em compensação, os freios regenerativos conseguem recuperar a carga rapidamente em descidas. Há apenas um inconveniente: o barulho da ventilação forçada da bateria, alojada à direita do banco traseiro, se sobrepõe ao de rolagem dos pneus, comprometendo o conforto acústico na cabine.

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