domingo, 8 de junho de 2008

POLO SEDAN 1.6

VW POLO SEDAN 1.6 CONFORTLINE
Se tal carro estiver numa festa, com quem ele conversa? O que ele bebe? O que falam dele quando for embora? Clínicas de produto recorrem a essa técnica de entrevista. Numa festa da Volkswagen, o Polo Sedan fala com Jetta e Polo Hatch. Bebe qualquer coisa, seu porta-copos no painel tem ajuste milimétrico. Quando vai embora, Gol e Parati falam mal dele. Chamam de esnobe.
Desde que chegou, em 2003, o Polo acha que o jogam de lá para cá por causa dos outros. O hatch ganhou versão 1.0 16V, quando não havia Fox e a idéia era limitar o Gol a versões de entrada. Na morte do Santana, o Polo Sedan ganhou kit gás de fábrica. Agora o Gol NF vai ocupar espaço do Fox, e o Fox está avançando na faixa do Polo. Lá vem mudança...
Mas o Polo agora sente-se bem. Está mudando para cima, com novas rodas e faróis escuros. No painel, ganhou uma tela onde avisa quanto falta para a revisão. Se houver navegador de bordo, a telinha repete as orientações. Celular Bluetooth? Recebe de braços abertos, empresta até os alto-falantes. O Polo 2009 combina tarefas, como fechar ou não as janelas ao comando da chave, avisar ou não se o pára-choque traseiro está chegando perto do poste. "Ajudar quem não pediu pode ser indelicado", diz. Prefere apontar o retrovisor para a calçada ao engatarmos a ré, um gesto discreto. Fala francês, espanhol, inglês, português ou alemão. Diz que o slogan "o mundo inteiro dirige o mesmo carro" não foi idéia da agência de publicidade, foi ironia dele. O Golf cortou relações, mas no fim reconheceu que a piada era boa.
Em paz consigo, o Polo 1.6 se lembra do começo difícil no país, quando o público para o qual tinha se preparado para agradar empobreceu. Até em quinta marcha, rodava de giro alto. Alongaram-lhe o diferencial em 2004, mas continuava tenso. Agora ganhou torque, e pôde alongar ainda mais. Trocou bielas, coletor de ar e comando de válvulas. O coletor de escape passa a trazer catalisador mais próximo. Assim, prepara-se para normas de emissão mais rigorosas que entram em vigor em 2009. "Regras mais parecidas com as européias", diz sorrindo.Motor: transversal, dianteiro,Cilindrada: 1 598 cm³Potência: 104 (A) / 101 (G) cv a 5 250 rpmTorque: 15,6 (A) / 15,4 (G) mkgf a 2 500 rpmCâmbio: manual de 5 marchas, tração dianteiraDimensões: comprimento, 419 cm; largura, 165 cm; altura, 150 cm; entreeixos, 246 cm; peso, 1133 kgEquipamentos: computador de bordo, rodas de liga leve, sensor de estacionamento

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