quarta-feira, 23 de julho de 2008

RENAULT MEGANE R26.R


A família Renault Sport vai ganhar um novo membro em breve. Trata-se do Mégane R26.R, série limitada baseada na versão F1 Team R26 e da qual adota componentes como motor e transmissão.

Os principais diferenciais do novo esportivo estão no peso – 123 quilos mais leve em relação ao F1 Team – e na calibragem da suspensão. Tal qual um carro de competição, o Mégane dispensa uma série de itens comuns aos carros de rua, como banco traseiro, airbag para passageiro, limpador e lavador traseiro e grande parte do isolamento acústico. O sistema de freios é superdimensionado e foi desenvolvido pela italiana Brembo.

Para impulsionar o compacto, a montadora também recorreu ao F1 Team R26, adotando o mesmo propulsor 2.0 Turbo de 230 cv. Aliado ao câmbio manual de seis velocidades – reconfigurado para realizar trocas mais rápidas -, o carro acelera de 0 a 100 km/h em seis segundos.

O carro, que deve ser apresentado oficialmente no Salão de Londres, bateu o recorde da pista de Nürburgring Nordschleiffe para veículos com tração dianteira, cravando um tempo de 8 minutos e 17 segundos. Para efeito de comparação, o Porsche Cayman – superesportivo dotado de tração traseira – percorreu os mesmos 22 quilômetros do traçado alemão em 8 minutos e 25 segundos.

Serão produzidas 450 unidades na fábrica da Alpine Renault, divisão especializada na construção dos carros esportivos da marca. O Mégane R26.R será comercializado a partir de outubro apenas na Europa.

Nenhum comentário: